segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Filosofia na Escola

A filosofia em geral é vista com um certo ar de desconfiança pelos alunos, pois aborda temas que normalmente são discutidos em nosso cotidiano.

Seguindo este conceito foi elaborada uma proposta de trabalho que visava integrar a filosfia dos grandes pensadores ao nosso dia a dia.

O resultado desta excelente experiência foi a produção de 4 vídeos elaborados pelos alunos, cada vídeo expõe de certo modo a visão de cada um sobre o tema discutido e a qual sua relação com a filosofia .

Confira agora o primeiro vídeo!


Texto paralelo ao “Mito da Caverna”

Proposta inicial
Elaboração de um texto sucinto paralelo ao “Mito da Caverna” (páginas 9 e 10), contendo os questionamentos e reflexões de uma personagem integrada à sociedade atual, expondo todas as possíveis dificuldades enfrentadas.

Texto elaborado pelos alunos
Em um mundo cheio de preconceitos um jovem tenta explicar aos pais a situação difícil que está passando. (caverna)

O jovem por ser diferente, pode ser excluído de seu grupo, isso ocorre em geral, devido ao preconceito, que necessariamente exclui tudo o que lhe é alheio. (sombras)

Por viver em uma sociedade que ainda preserva antigas crendices, o jovem tem medo das reações de seus pais e da sociedade que o cerca.

Também há de se considerar, que o jovem pode estar passando por um grande conflito interno, que pode deixá-lo ainda mais confuso e preso ao convencionalismo. (grilhões e correntes)

O jovem ao contar aos pais sobre o que o afligia, de certo modo liberta-se das correntes que o aprisionavam, com isso tem a oportunidade de conhecer um mundo totalmente novo.  (saída da caverna)

As reações, tanto dos pais quanto da sociedade em um primeiro momento tendem a ser de aversão, no entanto esta situação pode perdurar, ou não. (luz da verdade)

A sociedade ao aceitar e compreender as diferenças deve respeitá-las, para que no futuro não haja quaisquer tipo de discriminação. (libertação dos outros prisioneiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário