A filosofia em geral é vista com um certo ar de desconfiança pelos alunos, pois aborda temas que normalmente são discutidos em nosso cotidiano.
Seguindo este conceito foi elaborada uma proposta de trabalho que visava integrar a filosfia dos grandes pensadores ao nosso dia a dia.
O resultado desta excelente experiência foi a produção de 4 vídeos elaborados pelos alunos, cada vídeo expõe de certo modo a visão de cada um sobre o tema discutido e a qual sua relação com a filosofia .
Confira agora o primeiro vídeo!
Texto paralelo ao
“Mito da Caverna”
Proposta inicial
Elaboração de um texto sucinto paralelo ao “Mito da
Caverna” (páginas 9 e 10), contendo os questionamentos e reflexões de uma
personagem integrada à sociedade atual, expondo todas as possíveis dificuldades
enfrentadas.
Texto elaborado pelos
alunos
Em um mundo cheio de
preconceitos um jovem tenta explicar aos pais a situação difícil que está
passando. (caverna)
O jovem por ser
diferente, pode ser excluído de seu grupo, isso ocorre em geral, devido ao
preconceito, que necessariamente exclui tudo o que lhe é alheio. (sombras)
Por viver em uma
sociedade que ainda preserva antigas crendices, o jovem tem medo das reações de
seus pais e da sociedade que o cerca.
Também há de se
considerar, que o jovem pode estar passando por um grande conflito interno, que
pode deixá-lo ainda mais confuso e preso ao convencionalismo. (grilhões e
correntes)
O jovem ao contar aos
pais sobre o que o afligia, de certo modo liberta-se das correntes que o
aprisionavam, com isso tem a oportunidade de conhecer um mundo totalmente novo.
(saída da caverna)
As reações, tanto dos
pais quanto da sociedade em um primeiro momento tendem a ser de aversão, no
entanto esta situação pode perdurar, ou não. (luz da verdade)
A sociedade ao aceitar
e compreender as diferenças deve respeitá-las, para que no futuro não haja
quaisquer tipo de discriminação. (libertação dos outros prisioneiros)
Nenhum comentário:
Postar um comentário